Skip to main content

Reações em cascata enzimática, quimioenzimática e fotoenzimática: perspectivas para uma síntese orgânica mais sustentável

Reações em cascata enzimática, quimioenzimática e fotoenzimática: perspectivas para uma síntese orgânica mais sustentável
Contributors
Associate Professor | Institute Of Chemistry - Sao Paulo State University (unesp)
Aplicações de reações em cascata enzimáticas, quimioenzimáticas e fotoenzimáticas como estratégias sustentáveis para síntese orgânica, destacando sua eficiência na redução de resíduos, economia de recursos e aplicação de princípios de química verde.
Summary
As substâncias químicas raramente são o resultado de uma única transformação; ao contrário, sua obtenção geralmente envolve diversas etapas de reações individuais. Tradicionalmente, essas etapas são realizadas de forma sequencial, incluindo o isolamento e a purificação dos intermediários. Entretanto, optar pela realização de reações em cascata pode trazer inúmeros benefícios, como: (i) possibilitar a preparação de intermediários instáveis e/ou tóxicos que são prontamente consumidos na etapa subsequente; (ii) alterar o equilíbrio de uma reação ao remover co-produtos; ou (iii) evitar o trabalho oneroso de isolar e purificar intermediários, economizando reagentes, solventes, tempo e dinheiro, além de reduzir a geração de resíduos.
Dessa forma, não é surpreendente que as chamadas reações em cascata estejam despertando um interesse crescente tanto na pesquisa acadêmica quanto na industrial. O objetivo desta revisão é explorar as investigações recentes e promissoras, assim como as novas tendências, os potenciais e as limitações das reações em cascata na síntese orgânica, especialmente aquelas que envolvem pelo menos uma etapa enzimática. A revisão abordará cascatas multienzimáticas, quimioenzimáticas e fotoenzimáticas, realizadas em um único recipiente de reação, seja de forma simultânea ou sequencial, além de cascatas realizadas em regime de fluxo contínuo.

Share This

Moderation state
Published
Object Type
Journal articles
Audience
Upper/Advanced Undergraduate
Graduate or Professional Training (e.g., Postdoctoral Fellows, Early-Career Professionals)
Other Faculty Educators/Teachers
Published on
Green Chemistry Principles
Waste Prevention
Atom Economy
Less Hazardous Chemical Syntheses
Safer Solvents and Auxiliaries
Catalysis
Safer Chemistry for Accident Prevention
U.N. Sustainable Development Goals (SDGs)
Quality Education
Clean Water and Sanitation
Industry, Innovation and Infrastructure
Sustainable Cities and Communities
Responsible Consumption and Production
Climate Action
Life Below Water
Learning Goals/Student Objectives
1. Compreensão dos Princípios de Química Verde: Analisar como as reações em cascata contribuem para a redução de resíduos, consumo de reagentes e etapas intermediárias no processo de síntese química. Identificar as vantagens econômicas e ambientais das metodologias mais sustentáveis.
2. Desenvolvimento de Competências em Biocatálise:Estudar o uso de enzimas e sistemas enzimáticos como ferramentas para sínteses químicas. Explorar as especificidades de diferentes cascatas, como quimioenzimáticas e fotoenzimáticas, e suas aplicações.
3. Aplicação de Estratégias Inovadoras em Síntese Orgânica: Avaliar como cascatas enzimáticas permitem a síntese de compostos complexos de maneira mais eficiente. Discutir os desafios e as soluções para a compatibilidade entre catalisadores e condições reacionais.
4. Aprimoramento de Métodos de Ensino e Pesquisa: Promover a interdisciplinaridade entre biologia molecular, química e engenharia química na aplicação de processos sustentáveis. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à utilização de biomassa e ao aproveitamento de recursos renováveis.
Exploração de Exemplos Reais e Estudos de Caso: Estudar casos como a produção de polímeros, síntese de aminas enantiomericamente puras e aproveitamento de biomassa, que ilustram a aplicabilidade prática das cascatas.
Common pedagogies covered
Collaborative/cooperative learning
Technology-enhanced learning
Time required (if applicable)
30 - 50 minutos

Submitted by

Safety Precautions, Hazards, and Risk Assessment
Apesar do artigo não abordar explicitamente os aspectos de segurança, as metodologias descritas se alinham com os princípios da química verde, sugerindo uma redução de perigos inerentes a processos químicos tradicionais. No entanto, a aplicação prática dessas reações exige atenção às boas práticas laboratoriais e ao gerenciamento responsável dos riscos associados.